segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

9º dia - 30/12/08 - Diário do Piloto = Finalmente o Fim do Mundo.

Cerro Sombrero, pequeno lugarejo a alguns poucos quilometros o estreito e magalhaes, já no Chile é uma comunidade com nao mais de 2000 pessoas e os seus moradores na sua maioria vivem da exploracao do Petróleo. Ficamos em uma hosteria com banheiro compartilhado, mas sem problemas, pois além de nós somente estavam hospedados um casal (ele frances e ela Ucraniana) motociclistas. Pela nossa programacao deveríamos ter dormido em Rio Grande, mas a suspensao a travessia o dia anterior atrapalhou os nossos planos. Enfrentaria agora um trecho de 140 km de rípio com vento (nao forte com no dia anterior, mas mesmo assim preocupante). Iniciamos a viagem e fui aos poucos me ambientando a este rípio, bastante firme e relativamente com poucas pedras soltas. O Caminho todo um deserto de grandes extensoes onde se cria ovelhas fueguinas, sem cercas, portanto comum ve-las no meio da rua. O mesmo com guanacos. Muitos guanacos no caminho. O rípio foi relativamente tranquilo. A Adelaide que quase perde definitivamente sua luva, pois na carrona vai fotografando, mesmo com a moto em movimento e acabou deixando a luva cair, que foi localizada a meio metro de um córrego. Sem luva nao teria condiçoes de continuar, pelo frio que estavámos enfrentando. Finalmente chegamos a fronteira do Chile, tramites rápidos de saída e logo em seguida fronteira da Argentina, aí sim um pouco mais demorado (normal, a entrada ser mais burocrática). Chegamos finalmente em Rio Grande, base militar da guerra das Malvinas. Lá nos vemos um monumento em tamanho natural aos soldados argentinos que lutaram nas Malvinas e a famosa frase "As Malvinas sao Argentinas". Já em Rio Grande minha emocao era evidente. Estávamos a 250 km de nosso destino. Havíamos rodado até ali 4.700 kilometros e mais alguns chegaríamos finalmente ao objetivo tao acalentado. Era dificil de acreditar. Estávamos conseguindo. Lanchamos e seguimos viagem. 20 km após Rio Grande inicia-se uma mudança na vegetaçao. Árvores lenhosas, de troncos contorcidos, parecendo bonsais, mescladas com troncos secos. A vegetaçao e o relevo o fim o mundo se apresentado. Andando mais um pouco ao longe os primeiros morros. Daqui a pouco a visao do lago Faganho, o segundo maior lago argentino e o local onde termina a cordilheira dos andes. Muito emocionante. Paramos para fotografar o momento. Mais 100 km e estaríamos em Ushuaia. Andando mais um pouco apontei para a Adelaide o primeiro pico nevado. Impressionante como a Ruta 03 vai no seu trajeto ganhando contornos completamente diferentes. Grandes montanhas com lagos azuis da cor do céu. Mais alguns kilometros inicia começa a chover. Ushuaia nos recepciona com chuva. Com os dedos congelados, aliás com o corpo congelado avistamos a placa: Bem vindos a Ushuaia, a Terra do Fim do Mundo. Paramos e fotografamos ao lado da placa. Havíamos alcançado o Fim do Mundo. Mais 20 km nos separava de nosso objetivo simbólico: fotografar ao lado da placa que indica a finalizaçao da Ruta 03 no Parque Nacional da Terra do Fogo. Ushuaia é muito interessante. No sopé de grandes montanhas nevadas, tendo na sua frente o canal beagle, é cheia de ladeiras e suas casas sao necessáriamente aquecidas. Interessante que algumas sao feitas de uma espécie de zinco ou latao. Tudo muito diferente e frio. Cidade, na minha opiniao linda para se visitar, conhecer, explorar, passar vários dias, mas morar, nem pensar. Nada como nosso bela e boa Porto Alegre. Logo que chegamos tratamos de encontrar nosso hosteria, já com as reservas feitas no Brasil. Localizamos com facilidade. Instalados tratei de achar a mecanica autorizada da honda para mais uma revisao na Catarina, que diga-se de passam, se comportou muito bem nestes 4.900 km de viagem. Enfim, estávamos no Fim do Mundo. Foi maravilhoso ter alcancado este objetivo, mas mais o que isto, maravilhoso foi fazer o caminho. No dia seguinte programamos um passeio no Canal Beagle e atingir nosso objetivo simbólico no parque Nacional Terra do Fogo.
P.S: Este teclado é ruim pra caramba. Perdoem eventuais erros e faltas ou trocas de letras.

1. Parabéns pros dois!!! Piloto e Carona por terem
    feito um propósito e ter alcançado com sucesso.
    O caminho é longo...mas o que compensa são as
    paisagens exuberantes e exóticas que ficarão na