segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

15º dia - 05/01/09 - Diário do Piloto = O Deslumbrante e gigante Perito Moreno.

Bom Pessoal, quem está acompanhando o blog, notará que hoje o atualizei completamente (faltando as fotos dos últimos dias relatados). Estou escrevendo de uma lanhouse aqui de El Calafate, após o passeio até o Perito Moreno. Dormiremos hoje aqui e amanha rumaremos para a regiao dos 7 lagos Argentinos (Bariloche e cia). Estou num dilema. Para chegar a esta regiao, tenho duas opçoes. Retornar até Rio Gallegos, subir novamente a ruta 3 até Comodóro Rivadávia e dali rumar a esquerda até esta regiao. A outra opçao é seguir pela ruta 40, a maior da argentina, conhecida neste trecho como carretera austral, porém serao 600 km de rípio, enquanto a primeira opcao serao 1100 km de asfalto. Economizo em distancia em torno de 500 km, porem pego rípio. A vantagem que a Carretera nos proporciona visoes magnificas. É considerada uma das estradas mais belas da Argentina, embora também uma das mais difíceis. Nao tomamos aina a decisao. Voces saberao na próxima postagem, nao sei quando, certamente já na regiao dos lagos. Mas vamos ao Perito Moreno. De tudo o que eu já vi nesta viagem, o glaciar Perito Moreno, talvez, ou com certeza é a coisa mais impressionante que existe. 250 km quadrados de gelo (maior que a área de Buenos Aires). Gelos que na superfice do lago argentino alcançam de 40 a 60 metros de altura e 100 metros subemersos. De onde o visualizamos, sao mais de 2 km de extensao. Para vermos mais de perto pegamos uma ferry. Impressionante os tons de azul que mudam conforme o sol vai batendo em sua paredes. Após o passeio que durou 1 hora, fomos até as passarelas em frente ao Glaciar. Dali visualizamos o glaciar de cima e de frente. Estrondos, como trovoes podiam ser escutados, era o gelo se despreendendo de suas paredes. Mesmo blocos relativamente pequenos causavam grands estrondos. Infelizmente nao conseguimos flagrar um grande bloco se despreendendo, mas dv ser uma visao de outro mundo. O Perito Moreno é de tirar o folego, nao tenham dúvida. Parece um gigante ser vivo, que vai aos poucos se movimentado. Retornamos felizes e agradecendo a Deus a oportunidade de estarmos aqui vivendo esta viagem e conhecendo estes lugares. Somos realmente previlegiados.
P.S: Mais uma vez eu e a Adelaide agradecemos suas mensagens, sua companhia. Cada vez que lemos uma postagem, e lemos todas (na volta entraremos em contato com todos), ficamos super felizes. Esperamos que nossa viagem inspirem outros a fazê-la. Vale a pena.

10 comentários:

  1. Estou adorando acompanhar a viagem de vocês. Estão certíssimos!!!! É o melhor investimento que podem fazer : viajar e conhecer lugares enquanto ainda jovens, com saúde e disposição para encarar todas.
    Boa viagem e guardem fantásticas recordações dessa aventura.
    Walter Luis Winge

    ResponderExcluir
  2. Acabo de me atualizar lendo todos os últimos relatos.
    Parabéns pela bela narrativa.
    Tenho certeza que estão aproveitando muito a viagem, e que esta já superou as expectativas.
    Pelo jeito já está craque no rípio..hehe.
    Abraço e boa viajem.
    Nino

    ResponderExcluir
  3. Oi Ade/Alvaro!!!


    Depois de alguns dias, voltei a civilização, agora c/ Net para acompanhar vcs. Beijos da Mami e do Papi e meus.
    C cuidem e aproveitem!
    Ja

    ResponderExcluir
  4. Álvaro

    Enfrentamos dilema parecido com o de vocês (enfrentar ou não o rípio) quando estivemos nas Lagunas Altiplânicas em São Pedro do Atacama (Chile). Acabamos nos deixando influenciar pelos relatos dos que passaram pelo rípio e que disseram que teriam de fazer uma revisão completa do carro na volta pois o painel estaria todo solto. Acabamos retornando pelo mesmo caminho que havíamos feito na ida que apresentava asfalto novo. Com certeza perdemos uma belíssima aventura no Paso Sico. Talvez na próxima vez tenhamos mais coragem de enfrentar 600Km de rípio, como é o caso de vocês. Só mesmo quem viu o rípio de perto sabe que ele não tem nada a ver com as estradas de chão que temos em nossa região.

    Um grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Oi !!! Enquanto estamos lendo os relatos de vento...neve...o seu Puvi (conhece?)
    tá só de bermuda e sem camisa...aqui tá um calorão (Go), semana que vem , estamos a fim
    de subirmos um pouco mais e visitar Tio Erni
    em (PE).Na volta passamos na Marisa em (MG).
    Valeu?bjus.
    Pai e Cia.

    ResponderExcluir
  6. Oi PessoaL!É muito bom ler os relatos de vocês porque através deles podemos reviver nossa memória e viajar novamente por estes lugares incríveis,que só quem já esteve por aí sabe,não é mesmo? Que sigam tendo uma ótima viagem (ainda terão lindos lugares para ver..)e quando passarem por aqui,se der, teremos o maior prazer em revê-los!!"Suerte".. Um enorme abraço Adriana e Roberto

    ResponderExcluir
  7. Alvaro e Adelaide !
    Que encanto estes relatos, pois nos sentimos viajando com vocês.Ainda estamos em casa e sairemos no dia 15/01, já com uma bagagem de experiências proporcionadas por vocês. Continue curtindo esta fantástica aventura.
    Um abração
    Serra e Manja

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Alvaro e Adelaide, saudações gaudérias.

    Estamos acompanhando sua bela viagem. Parabéns por ter atingido seus principais objetivos, entre eles Ushuaia. Seus relatos estão ótimos, representam a sensibilidade de um grande aventureiro.

    Um detalhe me chamou atenção, a Ruta 40 é Ruta 40, a Carretera Austral fica no Chile, é a Ruta 7 por lá. Não sei qual foi sua decisão, mas qualquer delas terá boas surpresas, embora como vc bem salientou, o desafio pela Ruta 40 é muito superior. Vá com a proteção do Supremo Criador.
    Fraterno motoabraço - Renato Lopes - Santa Maria - RS

    ResponderExcluir
  9. E ai Alvaro.....estamos acompanhando e tendo boas lembranças.....tudo de bom....não te esquece...quando estiveres perto do Rosário me avisa...se tu estiver com tempo ou se forem dormir na cidade faremos um assado...
    grande abraço e boa viagem..
    Roberto e Adriana
    r.carvalho@rosulonline.com.br

    ResponderExcluir
  10. mto show teus relatos!!consigo imaginar vcs!!vcs merecem parabéns por estarem conseguindo alcançar os objetivos propostos e fazer esta aventura. Continuo torcendo e orando por vcs! e, não esqueçam, que na volta tem Capão Novo!!!um abração do dindo tb. ele não tem paciência pra ler,mas sempre me pergunta onde vcs andam e como estão?ah! o vô Avelino tb manda um abração.Adelaide! tiro o chapéu pra ti!!!Bota parceira nisso!!!bjão Dinda

    ResponderExcluir