segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

13º dia - 03/12/08 - Diário do Piloto = Parque Nacional Torres del Paine, Incrível.

Saímos cedo, com o céu ameaçando ficar azul. No caminho ao parque nacional, parte asfaltado, já o aperitivo do que veríamos. Flores no caminho, montanhas ao fundo, verde, águas azuis. Chegamos em Cerro Castilhos, pequeno povoado, que faz fronteira com a Argentina. Lá uma igrejinha de cinema, fotografei. O posto também e cinema. Aliás, esqueci de comentar que comparo (nao sei se é a melhor comparacao, mas é o que me lembra) muitas das cidades que já passamos com algumas que vemos nos filmes americanos que mostram a regiao do texas, ou os faroestes, desertas, com um posto de combustível, algumas casas e a imensidao do deserto a sua volta. É tudo muito diferente do que conhecemos. Já estávamos trafegando no rípio, porém a partir de cerro castilhos a dificulade começou a aumentar, e o vento também. No caminho a paisagem deslumbrante. Uma primeira parada para lancharmos (havíamos comprado mantimentos para passarmos o dia no parque) e vizualizei um grupo de condores sobrevoando muito próximos de nós. Lindo, emocionante. Que ave fabulosa. Continuando nosso passeio, muitos guanacos e o vizual da paisagem cada vez mais lindo e interessante. O tempo começou a mudar e os primeiros chuviscos com vento. Conseguimos ainda ver o massiso Paine e os cuernos del paine, mas em seguida a neblina tomou conta. Os lados de um azul claro, decorrentes da açao dos glaciares, compunha com o verde, com trechos de vegetaçao rasteira multicores (alaranjado, vermelho, verde, marron) cenários instigantes. Nossa intençao era dormirmos no parque, mas nao encontramos vaga. A chuva se intensificou. Era hora de seguirmos viagem. Pousaríamos em Puerto Natales para no dia seguinte seguir viagem até El Calafate.
P.S: Com certeza retornaremos a este parque e ficaremos por aqui acampado ou em alguma hosteria por no mínimo 1 semana. Vale a pena. Já virou resolucao. Muitas possibilidades de trekking e passeios dentro do Parque. Cumpre dizer que o Parque Nacional Torres del Paine é considerado patrimonio a Humanidade. E nao poderia ser diferente = É Fantástico.
P.S 2: Rodamos neste dia 240 km de rípio, com vento em alguns momentos e chuva no final. Trechos bons e trechos horríveis com pedras e muitas costeletas. A Noite tivemos, já em Puerto Natales tivemos que pela primeira vez na viagem adotarmos a operacao varal, pois nossas roupas estavam molhadas.

Um comentário:

  1. Bah!!! Estamos lendo os relatos e imaginando as
    paisagens, e também as dificuldades que vocês estão passando com o vento, o rípio...Mas é isso
    que faz toda a diferença...quando se consegue
    superar um obstáculo, no caso de vocês, vários...
    dá uma força interna e uma alegria tão intensa que tudo compensa.
    bjus.
    Pai e Cia.

    ResponderExcluir