segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

11º dia - 1/01/09 - Diário do Piloto = É hora de deixarmos a Terra do Fogo.

A nossa intensao neste dia era a de visitarmos a estacao de esqui Glaciar Martinal e logo após visitarmos o museu do Fim do Mundo, com uma coleçao de animais da regiao. Dali rumaríamos para Rio Grande. O dia amanheceu com céu nublado. Subimos o Cerro Martinal. Longa subida, cujo trecho final somente com jeep. Me arrisquei de moto e consegui chegar ao inicio da trilha que nos levava a geleira. Muitíssimo interessante. Nosso primeiro contato com a neve, teve direito a deitarmos e rolarmos na neve. A subia, nao tenham dúvida, necessita e um bom preparo físico, dado a sua inclinacao. Mas a vista, apesar do nublado do céu compensa. Retornamos entao a Ushuaia, e fomos procurar o museu. Fechado. Um absurdo. Como uma cidade, que vive do turismo, com turistas do mundo todo pode fechar as portas de seus museus. Aliás todo o comércio fechado. A cidade estava deserta. Dica para futuros viajantes. Nao venham para cá em feriados, como natal ou ano novo. Nós viemos pois temos como mania passar nossas viradas de ano em locais inusitados. Mas fora esta nossa situaçao muito particular, nao recomendo a vinda nestes períodos. Nao nos restava mais nada a fazer em Ushuaia. Objetivo cumprido, cidade relativamente explorada (É claro que muito ainda pode ser feito por estas bandas), resolvemos seguir viagem, claro, que sem antes bater as fotografias que faltavam. Comemos um sanduiche as margens do beagle, com a companhia de gaivotas que logo cercaram a Adelaide atrás das migalhas do pao. Seguimos entao alcançando Cerro Sobrero, local que ficamos na vinda. Havíamos feito muito neste dia, inclusive vencido novamente o rípio (já estava mais ambientado). Faltava o estreito. No dia seguinte tentaríamos alcançar Puerto Natales, base para exploraçao do Parque Nacional Torres del Paine.