terça-feira, 13 de janeiro de 2009

21º Dia - 11/01/09 - Diário do Piloto = O Villarica e os banhos termais

Após andarmos 17 km chegamos ao pacífico. Nesta altura do chile o pacífico é pouco balneável, mas ve-lo nos fez pensar na maravilha que é este mundo e nos fez acalantar o sonho de quem sabe um dia navegarmos neste oceano tao majestoso. No retorno deste passeio nao pudemos deixar de visitar a feira de Valdívia onde se vendem peixes, frutos do mar , flores e verduras. Fantástico. As margens do rio que banha a cidade feirantes, pescadores vendendo seus produtos e milhares de aves marítimas e alguns lobos marinhos buscando alimentar-se da limpeza dos peixes que era feita na hora. Bacana e autentico. Sao situaçoes e momentos como este que fazem qualquer viagem especial. Nos despedimos de Valdívia. A cidade, confesso nao me chamou a atençaao, porém existem particularidades nela que merecem ser exploradas. De Valdívia rumamos para cidade de Villarica e Pucon, esta última aos pés do vulcao Villarica. Lá chegando, embora a cidade muito bonita e como Vila Angustura, um importante centro turístico, tudo, mas tudo se cobra. De banheiro público a estacionamento, enfim. Absolutamente comercial a cidade, e com preços para lá de exorbitantes. Até em postos de combustível para usar o banheiro voce deve pagar. Fotografamos o imponente vulcao, que ainda está em atividade e rumamos para Temuco, onde a intençao era visitarmos o museu da Araucânia, importante museu que guarda a história dos valentes índios Mapuches, que opuseram forte resitência a colonizaçao espanhola e de outros emigrantes. A cidade e a regiao ainda possuem muitos territórios Mapuches, talvez os nativos que mais ofereceram resitência ao colonizador em toda a américa latina (merece um estudo mais aprofundado). Infelizmente o museu estava fechado. Resolvemos seguir viagem. Nossa intençao agora era encontramos um hotel, já antecipadamente pesquisado pela Adelaide com piscinas de águas termais. Este hotel (hotel Manzanar) ficava na localidade de Manzanar (a 20 km do túnel Las Raices). Chegamos as 19:00 e a piscina funcionava até as 20:00. Resolvemos, já que estávamos concluindo nosso roteiro, nos darmos um presente. Pegamos o melhor quarto, com hidromassagem e vista = Nós merecíamos. Nao perdemos tempo e fomos conhecer imediatamente a piscina térmica. Que delícia. Que efeito relaxante. Uma maravilha. Saí meio dow, meio sonolento, tal o efeito destas águas, retiradas de poços, cujo aquecimento se dá em funçao dos vulcoes (três em volta deste hotel). Para se ter uma idéia a água chega com 56 Cº de temperatura e precisa ser resfriada. A piscina estava com 38 Cº quando a experimentamos. A noite um ótimo jantar no hotel com direito a excelente cerveja austral produzida em Punta Arenas. Pena que nao tenho espaço na moto para trazer alguns exemplares. Dormimos como anjos realizados e felizes por termos a bençao e oportunidade de estarmos ali. No dia seguinte iniciamos a volta para casa (quatro dias nos separam de nosso lar).

1. hola amigos!!!

somos andrea y marcel, los conocimos en la plaza de Pucon y les tomamos una foto que les adjunto en el siguiente link:

He estado revisando el blog y es impresionante el recorrido que han hecho desde ushuaia!!
    Los fotos son hermosas, los paisajes, el relato y la aventura propiamente tal!!
    les envio un abrazo y que lleguen sin novedad a su destino.