terça-feira, 30 de dezembro de 2008

6° dia - 27/12/08 - Diario do Piloto = Punta Tombo a cidade dos Pinguins

Instalados em Puerto Madry, na hosteria El Refugio, apos uma "chorada" da Adelaide por desconto (esta ficando boa nisto), conversei com a proprietaria sobre a Peninsula Valdez, principalmente quanto a valer a pena a ida ate la. Ela me respondeu o seguinte: O passeio para Peninsula Valdez vale sempre a pena, a grande atracao sao as baleias, porem a temporada para visualiza-las termina em Novembro. Fora isto, se quiserem ver Pinguis, Punta Tombo ainda e melhor opcao, pois ha uma maior aglomeracao desta ave. Pensando na relacao custo beneficio (deslocamento x atracoes a serem vistas, alias, os passeios para visulizar as baleias custam em torno de $ 150,00, sem a garantia de ve-las, justamente por nao mais ser temporada), opotamos por nao ir. Teriamos que andar mais de 200 kilometros no Ripio, e ainda pelo nosso cronograma alcancar neste dia a cidade de Caleta Oliva ou no minimo Comodoro Rivadavia. Optamos por visitar a Reserva Natural Punta Tombo. Punta Tombo e a maior colonia continental de pinguins de todo o mundo, chegando a abrigar mais de 200 mil desta ave. No seu calendario no mes de setembro os bichinhos invadem a regiao para fazer seus ninhos. Em outubro as femeas chocam seus ovos e em novembro nascem os filhotes, que trocam de plumagem em marco. Em Abril tendo completado seu ciclo todos deixam a costa. Punta Tombo possui 240 hectares de area. Alem destes predicados, e alem do fato de ja termos vistos uma colonia de lobos marinhos em La loberia, Punta Tombo ficava no caminho, diferente de Peninsula Valdez, onde teriamos que retornar, e certamente nao avancariamos no nosso roteiro (peninsula ficara para uma proxima. Ja temos motivos para voltar). Saimos de Puerto Madri em direcao a Trelew e apos, seguindo pela ruta 3, 80 km depois uma rotatoria indicava a entrada para Punta Tombo. Os primeiros 20 km dos mais novo e bom asfalto, porem os 20 km finais do temido Ripio. Vamos entao a apresentacao deste tal de Ripio. Os motociclistas que ja andaram por estas bandas sabem do que estou falando, porem para os demais, assim como eu ate este dia nao tinha ideia do que significava o ripio. Nas minhas leituras sobre outras viagens por estas bandas (Chardo, Rauen, Cicero Paes e Catania) todos alertavam sobre o perigo do ripio, mas eu nao conseguia imagina-lo. Como pode uma estrada de chao batido ser assim tao perigosa. Ate o dia que fui apresentado a ele. E posso dizer que a antipatia foi mutua. Eu nao gostei do ripio e o ripio parece que nao gostou de mim, mas resolvemos tolerar a nossa convivencia. O Ripio e uma estrada de chao batido coberta de um cascalho, que no caso do acesso a Punta Tombo, e extremamente solto. Pedras aredondadas, fazem a moto dancar. A atencao e a tensao e total no caminho de ripio. A solucao e andar na trilha feita pelos pneus dos automoveis, porem em diversas ocasioes voce e obrigado a atravessar estas trilhas, ai, meu amigo, muita firmeza e destreza para nao ir ao chao. Eu, como respeitador e com a maior de todas as minhas preocupacoes, qual seja, a integridade fisica da garupa, nao dei chance para o azar. Adotei a maxima, devar e sempre e mostrando para Catarina que quem mandava ali era eu, ou seja, umas reduzidas, volta e meia para lembra-la que eu estava no comando. Chegamos a Punta Tombo e fomos entao ver os famosos pinguins de magalhaes. Logo no comeco de nossa trilha dois guanacos (me esqueci de dizer que no dia anterior vimos pela primeira vez um guanaco) cruzaram correndo pela nossa frente, quase me atropelando. A Adelaide nao viu, pois foi buscar nao lembro o que na moto. Os guanacos sao animais tipicos da regiao, parecidos com Lhamas (na verdade parecem uma cruza de canguru, veado e camelo), animais interessantissimos (apos visualizarmos os primeiros, no decorrer da viagem varios outros foram vistos). Vivem soltos, e confesso que nao entendo como sobrevivem nesta regiao inospita da patagonia. Volta e meia dao grandes saltos nas cercas da beira da estrada. Seguindo a trilha do parque, nem 20 passos dados, ja vimos o primeiro pinguim. A Adelaide comecou entao a fotografar todos que via. Disse a ela que ela ainda veria muitos pinguins. E assim ocorreu, na medida que avancavamos, muitos e muitos pinguins com seus filhotes, ficavam parados, como se fizessem pose para fotografia. Com seus ninhos embaixo dos arbustos tipicos da Patagonia, ficavam parados tomando banho de sol com suas crias ao lado. Milhares. Punta Tombo realmente vale a a visita. E um santuario. Lindo. Fotrografia alguma podera descrever o que significa este paraiso. Valeu a visita e recomendamos. Enfim trocamos o roteiro inical de visita a Penisula Valdez por Punta Tombo (esta ultima nao programada). La no parque encontramos um grupo de motociclistas de Santa Catarina. Logo nos enturmamos. Gente fina, que tambem, com suas XT 600 estavam indo para Ushuaia. Trocamos adesivos e coinsidentemente conseguimos juntos seguir viagem ate Comodoro Rivadavia (nao conseguimos chegar em Caleta Olivia). Chegando em Comodoro tivemos que sacar os foros de nossas roupas de cordura, em funcao do frio (a partir dai ate Ushuaia nao pudemos mais deixar de colocar as forracoes e muita roupa, pois o frio somente se intensificou). De Punta Tombo ate Comodoro fomos apresentados ao Vento patagonico. Muito vento e forte vento. Nao e por menos que esta regiao e inospita. Nao ha muita chance de uma maior vegetacao crescer nesta regiao em funcao do vento. Um absurdo. Tambem o vento somente sentido para saber o que siginifica. Os relatos nao conseguem dar a dimensao de sua forca. chegamos em Comodoro e procuramos um hotel. Todos caros (um absurdo). Ja era noite e por sorte um motociclista nos viu e nos guiou a uma boa opcao (se falarmos dos padroes de Comodoro Rivadavia). Comodoro tambem e uma cidade interessante, pois ao chegarmos nos deparamos, imaginem, com uma cadeia de montanhas. Ate ali somente um grande planice de arbustos. E em Comodoro morros e montanhas. Especialmente na cidade montanhas amarelas (parece areia) sem qulaquer vegetacao. Comodoro e considerada a capital do petroleo na argentina. Interessante a cidade de Comodoro, pena, nao termos tido tempo de explora-la melhor. No hotel, jantamos e desmaiamos cansados do dia cheio que tivemos. O maior fator de cansaco fisico foi pilotar no vento.

1. E aí casal aventureiro?? tudo certo? Pelo visto sim, pois é uma emoção atrás da outra!! Legal as fotos e os relatos diários. Sem dúvida uma experiência pra nunca mais esquecer. Um lugar mais legal que o outro. E as culturas locais, vivências... Grande abraço e um tremendo ano-novo. Aposto que virada de ano assim ainda não tiveram!! Um 2009 cheio de realizações, aventuras, alegrias, paz, saúde e tudo de mais que é bom!!! Forte abraço do André e da Goreti.