domingo, 16 de novembro de 2008

Locais a serem visitados

Esta é a relação dos principais locais que iremos visitar durante a viagem.

VIEDMA - Argentina
Estação científica Punta Bermeja – colônia de lobos marinhos. É um refúgio de fauna a 60 km de Viedma. Desde as passarelas instaladas nos alcantilados se pode apreciar os lobos marinhos de um pêlo.

PENÍNSULA VALDÉS - Argentina
A península penetra no mar formando dois golfos de abrigadas águas lugar de encontro das baleias francas austrais aonde chegam para se reproduzirem entre junho e dezembro. Também existem colônias de lobos marinhos e milhares de aves marinhas. Na ponta norte está situada a maior paragem continental do mundo de elefantes marinhos do sul. O nome provém de sua característica trompa que dilatam os narizes em especial quando se enfurecem ou em épocas de zelo.

USHUAIA - Argentina
- Canal del beagle - o seu nome, Beagle, vem do barco no qual o pesquisador inglês Charles Darwin visitou a região em 1832. Passeio a Isla de los lobos e Isla de los pajaros. Aves de diferentes espécies e colônias de leões-marinhos em seu habitat natural.
- Lago Escondido e Lago Fagnano – o Escondido faz jus ao nome, aconchegando-se entre as montanhas da cordilheira foguina. O Fagnano é o segundo maior lago da Argentina.
- Parque Nacional Tierra del Fuego – são 63 mil hectares de uma paisagem exuberante, entre montanhas, bosques, picos nevados, lagos, rios e ilhas. E a famosa placa do final da ruta 3.
- Museu Penitenciário – prédio onde funcionou o presídio. As instalações são originais e um dos pavilhões está como a décadas atrás, deixando transparecer o inferno que deveria ser aquele lugar.

TORRES DEL PAINE - Chile
Parque com 242 mil hectares, criado em 1959 e declarado Reserva Mundial de Biosfera pela Unesco em 1978. Suas paisagens mudam conforme a altitude que vai de 50m a 3050m acima do nível do mar. O parque é composto por oito diferentes áreas e cada uma possui um micro clima particular, que depende da sua localização, altitude, presença, ou não, de glaciares e montanhas. No verão a temperatura varia de 1 a 23 graus.

EL CALAFATE - Argentina
Glaciar Perito Moreno geleira que se estende por uma superfície de 250km quadrados, desde sua zona de formação no Campo de Hielo Sur, a terceira maior área de gelo do planeta (depois da Antártica e do Pólo Norte) até o Lago Argentino. O Glaciar foi incluído pela Unesco na lista dos patrimônios mundiais da humanidade. Além de sua imponência, é um espetáculo ver os paredões de gelo se desprender e cair nas águas do canal dos icebergs.

PUERTO SAN JULIAN - Argentina
Isla Cormorán, ilha habitada por pingüins e gaivotas patagônicas. Nas águas da bahia um espetáculo a parte dos golfinhos tonina overa, sua coloração preto e branca lembra a baleia orca.

JARAMILLO - Argentina
Monumento Natural Bosques Petrificados – são impressionantes 15000 hectares de uma estepe desértica onde repousam troncos de 150 milhões de anos que foram petrificados pelas cinzas de vulcões durante o período jurássico. O parque funciona das 8:00h às 20:00h e a entrada é gratuita. Porém não há infra-estrutura no local sendo necessário levar água e o que for consumir.

SAN CARLOS DE BARILOCHE - Argentina
O parque Nahuel Huapi engloba uma área de 713 mil hectares onde um impressionante conjunto de montanhas, lagos e rios formam uma das mais exuberantes paisagens da patagônia. A região dos 7 lagos que inicia em Villa la Angustura e se estende até San Martín de Los Andes com seus lagos entre bosques e montanhas nevadas ao fundo.

PUERTO VARAS – Chile
Vulcão Osorno com 2661m de altura é classificado como um vulcão adormecido – sua última erupção ocorreu em 1835. De aparência grandiosa e contornos perfeitos, ganha ainda mais destaque graças à neve eterna que repousa em seu topo.

VALDIVIA – Chile
Conhecida como a cidade dos rios, foi fundada em 1552, sobre uma aldeia mapuche. A cidade já foi destruída duas vezes: a primeira ocorreu com a revolta mapuche contra o domínio espanhol, em 1959, terminando com a vitória destes últimos. Muitos anos depois, em 1960, foi a vez de um grande terremoto ocasionar o alagamento e o desmoronamento de antigas construções em estilo europeu.

PUCÓN – Chile
Vulcão Villarrica com 2847m de altura e com o pico coberto de neve, ainda está em atividade. Quanto ao fato de não estar extinto, não há o que temer: as erupções costumam ser previstas com antecedência.

TEMUCO - Chile
Capital da Araucanía, famosa por ser o centro de “resistência” da cultura mapuche – ou seja, é uma das regiões em que as tradições desse povo estão um pouco mais preservadas. Museo Regional de La Araucanía funciona numa casa da década de 20 e conta a história da região.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir