domingo, 16 de novembro de 2008

Apresentação Inicial

A partir do dia 22 de dezembro de 2008, o casal título deste blog, Álvaro (este que vos escreve) e Adelaide (Garupa) estarão dando inicio a um sonho e talvez a sua maior aventura: Viajar com uma moto até a chamada Terra do Fim do Mundo, Ushuaia, ou melhor, até o final da Ruta 03, em Lapataia, o ponto mais austral do planeta possível de ser transitado com algum veículo. Viajar, passear e curtir a vida sempre fez parte da vida deste casal, porém as limitações de ordem profissional e mesmo financeira, fez com que adiassem planos mais ousados de viagens, ou mesmo roteiros mais distantes ou exôticos. Talvez também a falta de uma pitada maior de ambição e coragem fez com estes planos se adiassem. O certo é que a maturidade faz com firmemos convicções ou com que percamos o juízo, aliás, para maioria das pessoas a nossa intenção é um completo desatino, um completo despropósito. O fato é que não estamos realizando nada de inusitado, uma vez que são muitos os motociclistas ou moto viajantes que se aventuram em busca desta terra considerada mítica pelos motociclistas. E mais, muitos casais, assim como nós, já cumpriram este objetivo. O Relato das viagens destes aventureiros, fizeram nossa idéia e nossas convicções aumentarem, cito o casal Rauen (Ricardo e Michelle), o casal Paes (Cícero e Lourdes) e o casal Catania (Marcos e Antonella). Todos com links de suas home page em nosso blog.

Por que Ushuaia? Ushuaia foi escolhida como destino pelo inusitado, pelo extremo, pelo belo, pela aventura, por tudo de diferente que nós já tenhamos visto (aliás, justiça seja feita, vimos ainda muito pouco do mundo), enfim Ushuaia é a cidade mais austral do planeta e inaugurará uma fase de nossas vidas que ainda nos reservará muitas aventuras.
Por que de Moto? Ir de moto além de mais barato, confere a viagem a pitada de aventura e adversidade que qualquer outro meio de locomoção não daria (exceção feita a bicicleta, que diga-se de passagem, têm muitas vantagens, mas necessita de muito tempo), com a possibilidade de cumprirmos grandes trechos em pouco tempo, não abrindo mão dos predicados citados. É necessário dizer que aqueles que emitem a avaliação de que esta viagem é um desatino, um despropósito, têm sua opinião reforçada pelo fato de este que vos escreve ser um motociclista absolutamente pouco experiente, pois retirou sua carta de habilitação para motocicleta no início deste ano. Comprou sua Falcon NX4 que lhe foi desrecomendada (em função de seu tamanho, de sua altura e de sua potência), um pouco antes da habilitação, e diga-se de passagem, nunca havia pilotado, e tão pouco tinha qualquer noção de pilotagem de motocicleta (nem na garupa de uma Garelli tinha andado). É preciso portanto dizer, que este mundo do motociclismo passou a fazer parte da sua vida somente neste ano. Tudo, absolutamente tudo: equipamentos, experiência, informação, conhecimento é novidade para ele (realmente não podemos condenar quem conclui que a viagem é um desatino).

E a Garupa? Grande parceira. Assumiu a "loucura" como toda grande companheira assumiria, aceitando e se engajando no projeto. Importante dizer que a Adelaide é o pé no chão da aventura.

E depois? Depois programaremos outra viagem, e depois mais outra e assim por diante. Não deixaremos de conhecer a bordo de uma moto o deserto do Atacama, Machu Picchu, Titicaca, Carretera Austral, o litoral Brasileiro, a Amazônia, a Europa. Mas talvez o grande projeto será o de percorrer de moto todo continente americano, tendo por objetivo chegar ao ponto transitável mais ao norte do continente, ou seja, Prudhoe Bay, no Alasca. Mas estes são outros projetos e serão realizados nos próximos anos.

Os objetivos da viagem: O Objetivo simbólico da aventura é nos fotografarmos ao lado da placa que sinaliza o final da Ruta 03 (imagem acima), que será percorrida desde o seu início, em Buenos Aires até o seu final, na Reserva Ambiental Terra do Fogo em Lapataia (depois de Ushuaia). No caminho da Ruta 3, entraremos e percorreremos a Península Valdez e observaremos sua fauna marinha. Já retornando de Ushuaia, iremos até o Parque Nacional Torres del Paine e conheceremos suas belezas, entre elas os picos que dão nome ao parque. Dali, seguiremos a El Calafate e conheceremos a famosa geleira Perito Moreno. De El Calafate, rumaremos para o centro da Argentina na região dos lagos, não sem antes conhecermos os bosques Petrificados na província de Sta Cruz. Na Patagônia andina conheceremos as cidade de Barriloche e Villa Augustura e percorreremos os 7 lagos. Atravessaremos a fronteira rumo ao Chile e lá conheceremos os lagos e vulcões chilenos, quando então rumaremos para casa, com muitas imagens na máquina fotográfica, e acima de tudo, se Deus quiser, com a grande sensação de termos vivido uma maravilhosa aventura.

Importante dizer ainda que o relato da viagem será feito neste blog, dia a dia (na medida do possível e das condições físicas), sob o ponto de vista do piloto (meio desatinado) e da garupa (pé no chão). Ainda neste blog, abaixo, em ordem seqüencial o projeto da viagem quase que na totalidade (acho que não esquecemos nada) escrito para que você amigo e amiga que acompanha este blog, possa, em decidindo também fazer esta viagem, buscar informações, dicas e acima de tudo ânimo e incentivo para também iniciar uma grande aventura.

4 comentários:

  1. Oi Maninha e Cunhadinho!!!!

    Muito bem!!! Cairam da moto, se tua mãe sabe disso...rsrs. Pelo visto a viagem transcorre como previsto ou melhor sempre imprevisto. Fico Feliz, por estarem felizes!
    Por aqui tudo bem, agora estou almoçando, fiz batatas na manteiga, já q estavam descascadas aproveitei, ah está uma delicia.
    Mami e papi tbm estão ótimos!
    Bem aproveitem a viagem! Feliz Natal!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o blog, fico feliz por terem achado nossos adesivos pelo caminho! Abraços! Chico Novak

    ResponderExcluir
  3. Chegou a nossa vez! Estamos indo tb e nossa aventura será relatada no Facebook.. https://www.facebook.com/pages/USHUAIA-BATE-E-VOLTA/125313767582293

    Estou estudando o blog de vcs a "mando" do piloto...espero sermos bem sucedidos como vcs!! abçs

    ResponderExcluir