domingo, 16 de novembro de 2008

Apresentação Inicial

A partir do dia 22 de dezembro de 2008, o casal título deste blog, Álvaro (este que vos escreve) e Adelaide (Garupa) estarão dando inicio a um sonho e talvez a sua maior aventura: Viajar com uma moto até a chamada Terra do Fim do Mundo, Ushuaia, ou melhor, até o final da Ruta 03, em Lapataia, o ponto mais austral do planeta possível de ser transitado com algum veículo. Viajar, passear e curtir a vida sempre fez parte da vida deste casal, porém as limitações de ordem profissional e mesmo financeira, fez com que adiassem planos mais ousados de viagens, ou mesmo roteiros mais distantes ou exôticos. Talvez também a falta de uma pitada maior de ambição e coragem fez com estes planos se adiassem. O certo é que a maturidade faz com firmemos convicções ou com que percamos o juízo, aliás, para maioria das pessoas a nossa intenção é um completo desatino, um completo despropósito. O fato é que não estamos realizando nada de inusitado, uma vez que são muitos os motociclistas ou moto viajantes que se aventuram em busca desta terra considerada mítica pelos motociclistas. E mais, muitos casais, assim como nós, já cumpriram este objetivo. O Relato das viagens destes aventureiros, fizeram nossa idéia e nossas convicções aumentarem, cito o casal Rauen (Ricardo e Michelle), o casal Paes (Cícero e Lourdes) e o casal Catania (Marcos e Antonella). Todos com links de suas home page em nosso blog.

Por que Ushuaia? Ushuaia foi escolhida como destino pelo inusitado, pelo extremo, pelo belo, pela aventura, por tudo de diferente que nós já tenhamos visto (aliás, justiça seja feita, vimos ainda muito pouco do mundo), enfim Ushuaia é a cidade mais austral do planeta e inaugurará uma fase de nossas vidas que ainda nos reservará muitas aventuras.
Por que de Moto? Ir de moto além de mais barato, confere a viagem a pitada de aventura e adversidade que qualquer outro meio de locomoção não daria (exceção feita a bicicleta, que diga-se de passagem, têm muitas vantagens, mas necessita de muito tempo), com a possibilidade de cumprirmos grandes trechos em pouco tempo, não abrindo mão dos predicados citados. É necessário dizer que aqueles que emitem a avaliação de que esta viagem é um desatino, um despropósito, têm sua opinião reforçada pelo fato de este que vos escreve ser um motociclista absolutamente pouco experiente, pois retirou sua carta de habilitação para motocicleta no início deste ano. Comprou sua Falcon NX4 que lhe foi desrecomendada (em função de seu tamanho, de sua altura e de sua potência), um pouco antes da habilitação, e diga-se de passagem, nunca havia pilotado, e tão pouco tinha qualquer noção de pilotagem de motocicleta (nem na garupa de uma Garelli tinha andado). É preciso portanto dizer, que este mundo do motociclismo passou a fazer parte da sua vida somente neste ano. Tudo, absolutamente tudo: equipamentos, experiência, informação, conhecimento é novidade para ele (realmente não podemos condenar quem conclui que a viagem é um desatino).

E a Garupa? Grande parceira. Assumiu a "loucura" como toda grande companheira assumiria, aceitando e se engajando no projeto. Importante dizer que a Adelaide é o pé no chão da aventura.

E depois? Depois programaremos outra viagem, e depois mais outra e assim por diante. Não deixaremos de conhecer a bordo de uma moto o deserto do Atacama, Machu Picchu, Titicaca, Carretera Austral, o litoral Brasileiro, a Amazônia, a Europa. Mas talvez o grande projeto será o de percorrer de moto todo continente americano, tendo por objetivo chegar ao ponto transitável mais ao norte do continente, ou seja, Prudhoe Bay, no Alasca. Mas estes são outros projetos e serão realizados nos próximos anos.

Os objetivos da viagem: O Objetivo simbólico da aventura é nos fotografarmos ao lado da placa que sinaliza o final da Ruta 03 (imagem acima), que será percorrida desde o seu início, em Buenos Aires até o seu final, na Reserva Ambiental Terra do Fogo em Lapataia (depois de Ushuaia). No caminho da Ruta 3, entraremos e percorreremos a Península Valdez e observaremos sua fauna marinha. Já retornando de Ushuaia, iremos até o Parque Nacional Torres del Paine e conheceremos suas belezas, entre elas os picos que dão nome ao parque. Dali, seguiremos a El Calafate e conheceremos a famosa geleira Perito Moreno. De El Calafate, rumaremos para o centro da Argentina na região dos lagos, não sem antes conhecermos os bosques Petrificados na província de Sta Cruz. Na Patagônia andina conheceremos as cidade de Barriloche e Villa Augustura e percorreremos os 7 lagos. Atravessaremos a fronteira rumo ao Chile e lá conheceremos os lagos e vulcões chilenos, quando então rumaremos para casa, com muitas imagens na máquina fotográfica, e acima de tudo, se Deus quiser, com a grande sensação de termos vivido uma maravilhosa aventura.

Importante dizer ainda que o relato da viagem será feito neste blog, dia a dia (na medida do possível e das condições físicas), sob o ponto de vista do piloto (meio desatinado) e da garupa (pé no chão). Ainda neste blog, abaixo, em ordem seqüencial o projeto da viagem quase que na totalidade (acho que não esquecemos nada) escrito para que você amigo e amiga que acompanha este blog, possa, em decidindo também fazer esta viagem, buscar informações, dicas e acima de tudo ânimo e incentivo para também iniciar uma grande aventura.

Logomarca da Aventura


A logomarca da aventura se transformou em adesivo. Colar adesivos nos locais por onde passamos, como aduanas, restaurantes, hotéis, postos de combustíveis e outros, além de presentear aos amigos, conhecidos, interessados e quem encontramos na viagem é uma tradição entre os motociclistas viajantes. Para nós não seria diferente. Curtimos muito esta coisa de bolar uma logo, e particularmente, entendo que ficou muito legal, e cheia de significado. Vamos no decorrer da aventura deixar a nossa marca, uma espécie de estive aqui.

Piloto

Eu sou Álvaro Link, 37 anos, formado em Direito, mas não atuando. Profissional da área financeira, concluindo o MBA em Gestão Empresarial. Trabalho no SICREDI a mais de 15 anos, empresa da qual sou imensamente grato e que me possibilitou muitas oportunidades. Motociclista recém formado, pois retirei minha carteira de habilitação, categoria A (já tinha a B) em Fevereiro de 2008. Apreender a pilotar uma moto é fruto de uma das minhas resoluções do final de 2006: apreender a pilotar, comprar uma moto e planejar grandes aventuras. Esta resolução já vem sendo alimentada a um bom tempo, pois meu espírito irrequieto sempre me fez desejar viajar e conhecer outros locais. Entendi que a moto-viajem é uma ótima opção, pois alia aventura, interação com a natureza e com o inusitado a uma certa economia, se relacionada evidentemente a outros meios, como pacotes turísticos ou mesmo viajar de automóvel. Temos outros projetos, um deles é daqui a alguns anos navegar pelo mundo a bordo de um veleiro (loucura? Louco é quem não acredita). Gosto de história, tanto que cursei história pelo menos pela metade (um dia pretendo concluir). O espírito viajante herdei principalmente de meu pai, que era caminhoneiro e viajou por este Brasil conhecendo lugares e colecionando histórias (eu tive o privilégio de acompanhá-lo em algumas viagens dormindo em cima da capa do motor do Alfa-Romeo). Minha mãe era uma grande parceira. Ambos adoravam passear e viajar. Lembro que ainda bebê (talvez 2 ou 3 anos) a família comprou a primeira barraca (Uma Santo André, enorme e pesada). O espírito da descoberta, da história, da valorização do que temos e conquistamos, herdei de minha mãe. Hoje ela nos acompanha lá do céu, orientando a nossa família em todos nossos passos = Mulher maravilhosa, forte e amada. Gosto de viajar, quero viajar, quero conhecer lugares novos, estudar sua história, fotografar suas paisagens. Mas não penso que a felicidade esteja só aí, ou de que preciso para ser feliz realizar estes sonhos. Quem acha que penso assim se engana. Para mim a felicidade está nas pequenas coisas, no chimarrão com a Adelaide nos finais de semana, na sua companhia, na caminhada, na corrida, na leitura de um bom livro acompanhado daquele delicioso tinto Cabernet Souvignon. A felicidade está em apreender, em ajudar o próximo de forma despretensiosa, em semear o bem. Em Viver.

Garupa

Sou natural de Nova Petrópolis – RS, porém moro em Porto Alegre desde 2003 e gosto muito da vida na capital gaúcha. Nasci em 21/04/1972 e minha formação é de técnica em contabilidade, mas nunca exerci a profissão. Atualmente trabalho como trader no mercado de capitais. Gosto de praticar atividades que fazem bem ao corpo e a mente, dentre elas a corrida, a musculação e o alongamento, curtir um bom filme, ler um bom livro e viajar. Agora que comecei a viajar de moto (como garupa), esta está sendo a minha mais nova paixão e me traz uma sensação de liberdade e um contato com a natureza sem igual. Sempre gostei deste contato direto com a natureza, tanto que uma das maiores paixões é acampar, um prazer que conheci com meu esposo Álvaro. E como a natureza gosta de testar as pessoas ela sempre me manda uma boa chuvarada nos meus batismos, pois em toda nova atividade que me envolvo ela me testa para ver se realmente é isto que eu quero praticar. Assim foi no meu primeiro acampamento, na primeira viagem de moto, no batismo da corrida de rua. Mas com isto só me convenço que o contato com ela é algo ímpar. Sentar num belo jardim ou parque e tomar um chimarrão com o sol brilhando repõe qualquer energia. Coisas simples que curto.

A Motocicleta

A Motocicleta, terceiro componente da equipe, é a Catarina II, uma Honda NX Falcon 400 cilindradas, ano 2008, modelo 2008, comprada nova para a viagem.

O Roteiro

O Roteiro poderá sofrer alterações no decorrer da viagem. Poderemos em alguns dias viajar mais ou menos do que o planejado. Deixamos um dia de reserva técnica em caso de mudança de percurso, problemas técnicos ou mecânicos. Caso não sofra alteração a viagem terá 29 dias de duração e percorreremos em torno de 13.000 km (entre percurso e passeios) e visitaremos 3 países: Uruguai, Argentina e Chile. Anotaremos a kilometragem de todos os percursos e no retorno postaremos as kilometragens, bem como as escalas efetivamente percorridas.
Uruguai
Argentina
Chile

O Roteiro, as datas e a Kilometragem percorrida:
1º dia – 22/12/08: Porto Alegre / Tacuarembó 646 km (total: 646 km)
2º dia – 23/12/08: Tacuarembó / Canuelas 569 km (total: 1215 km)
3º dia – 24/12/08: Canuelas / Bahia Blanca 607 km (total: 1822 km)
4º dia – 25/12/08: Bahia Blanca / Las Grutas 490 km (total: 2312 km)
5º dia – 26/12/08: Las Grutas / Puerto Pirâmides 290 km (total: 2602 km)
6º dia – 27/12/08: Puerto Pirâmides / Caleta Olívia 607 km (total: 3209 km)
7º dia – 28/12/08: Caleta Olívia / Rio Gallegos 700 km (total: 3909 km)
8º dia – 29/12/08: Rio Gallegos / Rio Grande 360 km (total: 4269 km)
9º dia – 30/12/08: Rio Grande / Ushuaia 222 km (total: 4491 km)
10º dia – 31/12/08: Ushuaia (total: 4491 km)
11º dia – 01/01/09: Ushuaia (total: 4491 km)
12º dia – 02/01/09: Ushuaia /Cerro Sombrero 440 km (total: 4931 km)
13º dia – 03/01/09: Cerro Sombrero / Puerto Natales 367 km (total: 5298 km)
14º dia – 04/01/09: Puerto Natales / El Calafate 380 km (total: 5678 km)
15º dia – 05/01/09: El Calafate (total: 5678 km)
16º dia – 06/01/09: El Calafate / Puerto San Julian 613 km (total 6291km)
17º dia – 07/01/09: Puerto San Julian /Comodoro Rivadávia 420 km (total 6711 km)
18º dia – 08/01/09: Comodoro Rivadavia / Esquel 587 km (total: 7298 km)
19º dia – 09/01/09: Esquel / San Carlos de Bariloche 297 km (total: 7595 km)
20º dia – 10/01/09: San Carlos de Bariloche (total: 7595 km)
21º dia – 11/01/09: San Carlos de Bariloche / Valdívia 446 km (total: 8041 km)
22º dia – 12/01/09: Valdivia (total: 8041 km)
23º dia – 13/01/09: Valdivia / Temuco 252 km (total: 8293 km)
24º dia – 14/01/09: Temuco (total: 8293 km)
25º dia – 15/01/09: Temuco / Neuquen 508 km (total: 8801km)
26º dia – 16/01/09: Neuquen / Bahia Blanca 498 km (total: 9299 km)
27º dia – 17/01/08: Bahia Blanca / Canuelas 573 km (total: 9872 km)
28º dia – 18/01/09: Canuelas / Tacuarembó 569 km (total: 10441 km)
29º dia – 19/01/09: Tacuarembó / Porto Alegre 646 km (total: 11087 km)

Locais a serem visitados

Esta é a relação dos principais locais que iremos visitar durante a viagem.

VIEDMA - Argentina
Estação científica Punta Bermeja – colônia de lobos marinhos. É um refúgio de fauna a 60 km de Viedma. Desde as passarelas instaladas nos alcantilados se pode apreciar os lobos marinhos de um pêlo.

PENÍNSULA VALDÉS - Argentina
A península penetra no mar formando dois golfos de abrigadas águas lugar de encontro das baleias francas austrais aonde chegam para se reproduzirem entre junho e dezembro. Também existem colônias de lobos marinhos e milhares de aves marinhas. Na ponta norte está situada a maior paragem continental do mundo de elefantes marinhos do sul. O nome provém de sua característica trompa que dilatam os narizes em especial quando se enfurecem ou em épocas de zelo.

USHUAIA - Argentina
- Canal del beagle - o seu nome, Beagle, vem do barco no qual o pesquisador inglês Charles Darwin visitou a região em 1832. Passeio a Isla de los lobos e Isla de los pajaros. Aves de diferentes espécies e colônias de leões-marinhos em seu habitat natural.
- Lago Escondido e Lago Fagnano – o Escondido faz jus ao nome, aconchegando-se entre as montanhas da cordilheira foguina. O Fagnano é o segundo maior lago da Argentina.
- Parque Nacional Tierra del Fuego – são 63 mil hectares de uma paisagem exuberante, entre montanhas, bosques, picos nevados, lagos, rios e ilhas. E a famosa placa do final da ruta 3.
- Museu Penitenciário – prédio onde funcionou o presídio. As instalações são originais e um dos pavilhões está como a décadas atrás, deixando transparecer o inferno que deveria ser aquele lugar.

TORRES DEL PAINE - Chile
Parque com 242 mil hectares, criado em 1959 e declarado Reserva Mundial de Biosfera pela Unesco em 1978. Suas paisagens mudam conforme a altitude que vai de 50m a 3050m acima do nível do mar. O parque é composto por oito diferentes áreas e cada uma possui um micro clima particular, que depende da sua localização, altitude, presença, ou não, de glaciares e montanhas. No verão a temperatura varia de 1 a 23 graus.

EL CALAFATE - Argentina
Glaciar Perito Moreno geleira que se estende por uma superfície de 250km quadrados, desde sua zona de formação no Campo de Hielo Sur, a terceira maior área de gelo do planeta (depois da Antártica e do Pólo Norte) até o Lago Argentino. O Glaciar foi incluído pela Unesco na lista dos patrimônios mundiais da humanidade. Além de sua imponência, é um espetáculo ver os paredões de gelo se desprender e cair nas águas do canal dos icebergs.

PUERTO SAN JULIAN - Argentina
Isla Cormorán, ilha habitada por pingüins e gaivotas patagônicas. Nas águas da bahia um espetáculo a parte dos golfinhos tonina overa, sua coloração preto e branca lembra a baleia orca.

JARAMILLO - Argentina
Monumento Natural Bosques Petrificados – são impressionantes 15000 hectares de uma estepe desértica onde repousam troncos de 150 milhões de anos que foram petrificados pelas cinzas de vulcões durante o período jurássico. O parque funciona das 8:00h às 20:00h e a entrada é gratuita. Porém não há infra-estrutura no local sendo necessário levar água e o que for consumir.

SAN CARLOS DE BARILOCHE - Argentina
O parque Nahuel Huapi engloba uma área de 713 mil hectares onde um impressionante conjunto de montanhas, lagos e rios formam uma das mais exuberantes paisagens da patagônia. A região dos 7 lagos que inicia em Villa la Angustura e se estende até San Martín de Los Andes com seus lagos entre bosques e montanhas nevadas ao fundo.

PUERTO VARAS – Chile
Vulcão Osorno com 2661m de altura é classificado como um vulcão adormecido – sua última erupção ocorreu em 1835. De aparência grandiosa e contornos perfeitos, ganha ainda mais destaque graças à neve eterna que repousa em seu topo.

VALDIVIA – Chile
Conhecida como a cidade dos rios, foi fundada em 1552, sobre uma aldeia mapuche. A cidade já foi destruída duas vezes: a primeira ocorreu com a revolta mapuche contra o domínio espanhol, em 1959, terminando com a vitória destes últimos. Muitos anos depois, em 1960, foi a vez de um grande terremoto ocasionar o alagamento e o desmoronamento de antigas construções em estilo europeu.

PUCÓN – Chile
Vulcão Villarrica com 2847m de altura e com o pico coberto de neve, ainda está em atividade. Quanto ao fato de não estar extinto, não há o que temer: as erupções costumam ser previstas com antecedência.

TEMUCO - Chile
Capital da Araucanía, famosa por ser o centro de “resistência” da cultura mapuche – ou seja, é uma das regiões em que as tradições desse povo estão um pouco mais preservadas. Museo Regional de La Araucanía funciona numa casa da década de 20 e conta a história da região.

Roupas

A relação de vestuário abaixo relacionadas referem-se a um indivíduo da equipe, portanto todos os itens devem ter sua quantidade multiplicada por dois.

1 Jaqueta cordura (impermeável)
1 Calça cordura (impermável)
1 par de Luvas impermeáveis
1 par de Bota impermeáveis
1 Capacete escamoteável
1 Balaclava (Segunda pele)
1 calça (Segunda pele)
1 camiseta (Segunda pele)
1 par de luvas (Segunda pele)
1 calça jeans
1 calça (vira bermuda)
2 camisetas mangas curtas
2 camisetas mangas longas
1 blusa de lã
1 pijama
7 roupas íntimas
3 pares de meia
1 boné
1 par de tênis
1 par de chinelos

Documentos Necessários

A documentação necessária para a viagem:
- Documento da moto;
- CNH (carteira internacional de habilitação somente é exigida fora dos países do Mercosul);
- Seguro carta verde;
- RG (expedida a menos de 10 anos);
- Passaporte;

- Código de trânsito argentino (para nos prevenirmos em relação a corrupta polícia caminera);
- Mapas
- Guia Argentino e Chileno

Dicas:

Levaremos cópias autenticadas de todos os documentos – entre eles, o número do cartão de crédito e débito, telefones de contato para o caso de emergências - guardaremos em locais diferentes dos originais.
Escanear estes documentos e arquivar em seu e-mail também é uma alternativa, pois em caso de emergência basta ir a uma lan house e imprimir a documentação ou armazenar os dados em um pen drive.

Equipamentos e Acessórios

Relação dos equipamentos necessários para pequenos reparos:

Fita silver
Kit reparo pneu
Lubrificante para corrente
Lanterna
Canivete suíço
Filme plástico para cobrir carenagem
Ferramentas do kit da Falcon
- chave de boca 10 x 12 mm
- chave de boca 14 x 17 mm
- chave allen 5 mm
- alicate
- chave phillips
- chave de fenda
- chave soquete sextavada 8 mm
- chave sextavada 24 mm
- cabo da chave de velas
- chave de vela
- cabo da chave sextavada 120 mm


Relação de acessórios para um passeio tranqüilo:

Óculos de sol
Câmera digital
Carregador da bateria da câmera
Bateria extra
Cartão memória extra
Cabo USB para baixar as fotos
Pen drive
Celular (ativar roaming internacional)
Carregador celular
Adaptador tomada
Caneta/lápis
2 cadernos para diário de bordo (piloto e garupa)
Livro
MP3
Chimarrão:

- cuia
- bomba
- erva
- garrafa térmica

Higiene pessoal e Primeiros socorros

Itens básicos para higiene pessoal:

Xampu
Condicionador
Sabonete
Creme desodorante
Creme dental
Escova dental
Fio dental
Barbeador
Pincel
Escova cabelo
Protetor solar
Papel higiênico


Itens básicos para primeiros socorros:

Anti-séptico
Band-aid
Gaze
Esparadrapo
Termômetro
Anti-térmico
Analgésicos
Sal de fruta
Cortador unha
Pinça